O Projeto Escuta Solidária é uma proposta de responsabilidade social desenvolvida pelo Instituto Lótus de Psicanálise, por meio dos alunos do curso de formação em psicanálise clínica em seu período de estágio, sendo supervisionados pelos nossos professores e psicanalistas. O projeto prevê o acompanhamento terapêutico as pessoas que sofrem de algum sintoma psíquico como depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, dificuldade em lidar com perdas, auto estima baixa, etc. O Projeto foi designado com a finalidade maior de promover qualidade de vida aos indivíduos proporcionando a possibilidade de acesso a um atendimento psicológico que promova o respeito, a dignidade, a igualdade, a saúde com responsabilidade social. Idealizamos que a psicoterapia deve ser um serviço oferecido à população de qualquer classe social.
ESTUDO DA REALIDADE:
Os transtornos mentais e emocionais são a segunda causa de afastamento do serviço. Nos últimos dez anos, a concessão de auxílio-doença acidentário devido a tais males aumentou em quase em 20 vezes, segundo o Ministério da Previdência Social. Com frequência, os doentes ficam mais de 100 dias longe de suas funções. A Organização Mundial da Saúde alerta que uma em cada quatro pessoas sofrerá com um transtorno da mente ao longo da vida. Todos os anos, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte em todo o mundo para pessoas de todas as idades. É responsável por mais de 800.000 mortes, o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos. Cada vida perdida representa um parceiro, filho, pai, mãe, amigo ou colega de alguém. Para cada suicídio, aproximadamente 135 pessoas sofrem intenso luto ou são afetadas de outra forma. Isso equivale a 108 milhões de pessoas por ano que são profundamente afetadas pelo comportamento suicida. O comportamento suicida inclui suicídio e também engloba ideação suicida e tentativas de suicídio. Para cada suicídio, 25 pessoas fazem uma tentativa de suicídio e muitas outras têm pensamentos sérios de suicídio.
No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Com esses números, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo.
JUSTIFICATIVA:
O cuidado com a saúde emocional há muito tempo deixou de ser algo supérfluo, ou então exclusivo para pessoas consideradas “loucas”. Hoje, é mais que sabido que, se a mente não está em equilíbrio, provavelmente muitas áreas da vida das pessoas serão afetas, como a social, a afetiva, a familiar, a financeira, a física, entre outras. Por isso, entendo que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar da parte física ou da espiritual. Por isso, entendemos que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar da parte física ou da espiritual. Oferecer este tipo de cuidado é a principal intenção do PROJETO ESCUTA SOLIDÁRIA: Eu posso te ouvir!
As consultas oferecidas neste projeto social levam em consideração a condição socioeconômica dos pacientes. No entanto, existe um número limitado de horários para os atendimentos que são feitos de segunda a sábado, em consultório particular, ONGs, empresas etc. O tempo de duração de cada consulta obedece a critérios técnicos.
OBJETIVO GERAL:
Tornar possível o atendimento psicoterapêutico as pessoas que não podem arcar financeiramente com um tratamento particular, através da prestação de um serviço de qualidade a custo de honorários simbólicos.
AÇÕES DESENVOLVIDAS:
• Tornar a Psicanálise acessível.
• Ajudar o indivíduo a ampliar a consciência sobre si mesmo e a desenvolver recursos para lidar com questões internas e resolver conflitos emocionais que incapacitam ou geram sofrimento e comportamentos que trazem danos à saúde e aos relacionamentos.
• Possibilitar aos psicanalistas em formação a prática profissional.
|
||
CONTATO Av. Agamenon Magalhães, 483 +55 (81) 99116-2212 |
CURTA NOSSA PÁGINA: |
|
Contato |
CURTA NOSSA PAGINA | |
Rua Joaquim Nabuco, 237 Rua Antônio Nobre, 78 +55 (81) 99116-2212 |
||
|