DUVIDAS FREQUENTES .



VEJA ABAIXO

QUEM PODE FAZER O CURSO?
Pessoa que tenha concluído o ensino superior em qualquer área do conhecimento.

O CERTIFICADO É RECONHECIDO PELO MEC?
Não há graduação em Psicanálise, razão para não haver credenciamento junto ao MEC para nenhum curso. Nosso Curso Livre é amparado pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97. Somente Institutos e Sociedades psicanalíticas como o nosso podem formar novos profissionais, baseando-se no tripé psicanalítico: teoria, supervisão e análise.

APÓS O TÉRMINO DO CURSO ONDE ATUAREI?
Concluído o curso, o mesmo poderá atuar como psicanalista, estando habilitado para abrir seu próprio consultório, associar-se a consultórios terapêuticos.

O QUE É A PSICANÁLISE?
Método terapêutico criado por Sigmund Freud, empregado em casos de neurose e psicose, que consiste fundamentalmente na interpretação, por um psicanalista, dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo, com base nas associações livres e na transferência.

POR QUE O CURSO É ABERTO ÀS VÁRIAS PROFISSÕES?
É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos, mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso não é legitimo restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão.

O QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE PSICANALISTA?
No Brasil é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO - código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Podendo pode ser exercida em todo o País.

A ATIVIDADE DE PSICANALISTA É EXCLUSIVA DE MÉDICOS E PSICÓLOGOS?
Não. A atividade psicanalítica é independente de cursos acadêmicos regulares, sendo, portanto seus profissionais formados por entidades ligadas à Psicanálise como: sociedades psicanalíticas, associações psicanalíticas, Institutos Terapêuticos e Faculdades em geral. Desta forma compreende-se que a psicanálise é uma atividade autônoma e independente, sendo praticada por diversas profissionais interessados nos conhecimentos deste método terapêutico..

QUAIS OS ASPECTOS LEGAIS DA PROFISSÃO DE PSICANALISTA NO BRASIL?
No Brasil, o exercício da psicanálise se dá de acordo com o artigo 5º, inciso II e XIII da Constituição Federal. Acrescenta-se ainda: o parecer do Conselho Federal de medicina, processo Consulta 4.048/97 de 11/02/1998, o parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do ministério Público Federal e da procuradoria da República, do Distrito Federal e Aviso nº: 257/57 de 06/06/1957, do Ministério da Saúde, este último como marco histórico da psicanálise no Brasil. Os cursos de formação, Especialização ou Pós-graduação em psicanálise são Cursos Livres oferecidos por instituições Psicanalíticas. Não se enquadram como Graduação ou Pós-Graduação Lato Sensu. A formação em Psicanálise é de caráter Livre no Brasil, porém, é reconhecido e amparado pela Portaria 397 de 09/10/2002 do Ministério do trabalho e Emprego-CBO (Código Brasileiro de Ocupações) nº: 2515-50 e Aviso 257/57 do Ministério da Saúde; Decreto Federal 2208 de 17/04/97, Portaria 397 do Ministério do Trabalho.



 

 

 

 

 

 

Contato

CURTA NOSSA PÁGINA:

  Rua Joaquim Nabuco, 237
Graças - Recife - PE

  Rua Antônio Nobre, 78
Indianópolis - Caruaru - PE

  +55 (81) 99844-8193
  contato@lotuspsicanalise.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

CURTA NOSSA PAGINA

  Rua Joaquim Nabuco, 237
Graças - Recife - PE

  Rua Antônio Nobre, 78
Indianópolis - Caruaru - PE

  +55 (81) 99844-8193
  contato@lotuspsicanalise.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTATO:

  Rua Joaquim Nabuco, 237
Graças - Recife - PE

  Rua Antônio Nobre, 78
Indianópolis - Caruaru - PE

  +55 (81) 99844-8193
  contato@lotuspsicanalise.com.br

 

CURTA NOSSA PÁGINA